velho ou idoso

Está a ficar velho/a ou idoso/a?

Existe uma ideia generalizada de quanto mais vivemos, mais velhos ficamos, embora não faça sentido. Para alguém que quanto mais vivesse mais velho ficasse, teria que ter nascido pronto e ir-se degastando com o avançar do tempo, mas isso não acontece com pessoas, acontece com bens materiais como o frigorífico, sapatos, micro-ondas, que nascem prontos e vão-se desgastando.

As pessoas nascem não-prontas e vão se construindo. Em 2022 eu sou a minha mais nova edição, eu não nasci pronto e fui me desgastando, eu nasci não-pronto e fui me construindo, em 2022 eu sou um novo eu, não sou inédito, muito do que eu sou é transferido da minha história, mas eu não sou mais o mesmo, o que significa que na minha história eu tenho raízes, não tenho âncoras. Cuidado, há uma diferença entre raízes e âncoras, a raiz alimenta e a âncora imobiliza, há pessoas que tem âncoras e dizem: “no meu tempo é que era bom”, “aqui já não funciona da mesma maneira”.

E não confunda idoso com velho, idoso é uma pessoa com bastante idade e velho é aquele que acha que já sabe tudo, que se recusa a aprender e pode ter 25, 30 ou 40 anos.

O exercício físico é a chave para uma terceira idade muito mais feliz. Fale connosco e saiba mais!

Adaptado de Mário Sérgio Cortella por Bráulio Cavaco

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top