Perder peso não é a mesma coisa que emagrecer. Quando esta redução de peso advém de perda de massa muscular não é algo bom, visto que significa uma redução do seu metabolismo, o que pode dificultar o emagrecimento a longo prazo. Por outro lado, pode perder gordura e mesmo assim aumentar o peso. Muita gente diz que isso acontece porque o músculo pesa mais que a gordura, mas acredite, esta afirmação é errada.
O que é que pesa mais: 1kg de ferro ou 1kg de algodão? Nenhum é mais pesado que o outro, ambos pesam 1kg. No entanto, o ferro é mais denso, logo ocupa menos espaço para a mesma quantidade de algodão.
Vamos assumir que o ferro é a massa muscular e a gordura é o algodão, facilmente percebemos que a massa muscular não pesa mais, apenas ocupa menos espaço por ser mais densa e é por isso que quando emagrecemos e ganhamos massa muscular em simultâneo, o nosso peso não diminui na mesa velocidade que diminuem os nosso perímetros corporais.
Quando se pesa numa balança, o número que lá aparece (por si só) não determina se emagreceu ou engordou, apenas serve para saber se está mais leve ou mais pesado(a).
Vamos simplificar, pode:
– Perder peso e emagrecer;
– Manter o peso e emagrecer;
– Aumentar o peso e emagrecer;
– Perder peso e engordar.
Fale com os instrutores do CityGym e saiba mais!
Bráulio Cavaco
– PERSONAL TRAINER E MASTER TRAINER CITYGYM –