PERDA DE PESO E PERDA DE GORDURA

PERDA DE PESO VS. PERDA DE GORDURA: CONHECE A DIFERENÇA?

Qual é a diferença entre perder peso e perder gordura?
A perda de peso é uma redução generalizada do peso corporal, enquanto a perda de gordura é uma redução da gordura corporal. Quando se perde peso, não se está a perder só gordura: ocorrem mudanças em todos os componentes da sua composição corporal – massa livre de gordura, gordura corporal e água corporal. O mesmo acontece no aumento de peso. Não consegue controlar quanto de cada componente irá perder, mas consegue influenciar o que é que irá perder.

Perda de Peso
Como é que a perda de peso acontece? Existem centenas de planos de dieta e exercício disponíveis que o podem ajudar a perder gordura – uns melhores do que os outros – os bons resumem-se essencialmente à mesma coisa: reduzir a energia que entra através da comida e aumentar a energia gasta com o exercício/atividade física (défice calórico). Esta combinação força o corpo a compensar a energia em falta ao recorrer aos seus tecidos corporais, incluindo a gordura e músculo.

Perda de gordura
A gordura corporal, em termos genéricos, é uma combinação da gordura essencial, que tem um papel funcional vital e a gordura de reserva. Este tipo de gordura irá mudar visivelmente com a alteração do estilo de vida e dieta. Gordura de reserva em demasia pode impactar negativamente tanto a sua saúde física como o seu bem-estar mental.

Porque se deve focar em perder gordura e não em perder peso?
Existem um estigma associado à perda de peso. Apesar de existir uma ligação provada entre a obesidade e as doenças crónicas, a perda de peso pode trazer consequências indesejadas como distúrbios alimentares. É por isso que colocar o foco em perder massa gorda – e atingir uma composição corporal saudável – é uma abordagem muito melhor, porque encoraja o individuo a exercitar-se mais e a comer de forma saudável.

Quais são os benefícios de perder gordura?
A percentagem de massa gorda é um indicador muito melhor do estado de saúde do que o peso. O excesso de gordura corporal, especialmente gordura de reserva, tem uma ligação muito mais próxima com doenças crónicas como:

  • Diabetes tipo 2
  • Hipertensão
  • Doença cardíaca
  • Cancro

Manter uma percentagem saudável de gordura corporal pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver estas doenças e melhorar a saúde mental e o bem-estar geral.

Que formas existem para medir a perda de gordura?
Para rastrear a perda de gordura corporal, irá precisar de fazer uma análise da composição corporal. Existem muitos métodos e equipamentos diferentes para determinar a composição corporal, incluindo pinças, pesagem hidrostática, DEXA e BIA. Se procura resultados de confiança, uma avaliação da composição corporal com um equipamento de bioimpedância InBody (como os que encontra nos ginásios CityGym) é uma opção capaz de discriminar o seu peso corporal em todos os seus componentes, incluindo massa gorda, massa magra, massa muscular, gordura visceral e água corporal.

Como ganhar músculo e perder gordura para atingir uma composição corporal ideal

  1. Foque-se na composição corporal invés da perda de peso

Foque-se nas mudanças na sua composição corporal, o que significa otimizar os seus programas para perda de gordura minimizando a perda de massa magra. Os equipamentos de análise da composição corporal como os da InBody são uma forma fácil e rápida de seguir regularmente o seu progresso.

2) Conte as calorias e desenvolva novos hábitos de alimentação

Um passo importante é melhorar os seus hábitos alimentares ao escolher um plano que irá gostar de seguir, e também contar as calorias que ingere.
Uma coisa a manter em mente é que focar-se na perda de gordura invés da perda de peso irá demorar mais tempo. Planos rápidos de perda de peso ajudam a perder muito peso, mas têm consequências negativas e o peso acaba por voltar.

3) Treine a sua força para aumentar o metabolismo

O aumento muscular tem muitos benefícios, desde aumento da habilidade de recuperar de doenças, redução da resistência à insulina, ajuda a manter-se móvel durante o envelhecimento e, claro, ajuda a combater a obesidade ao aumentar o seu metabolismo.

 

Artigo retirado de PERDA DE PESO VS. PERDA DE GORDURA: SAIBA A DIFERENÇA

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top