7 passos perda de peso

Os 7 Passos da Perda de Peso Ideal

Decidiste perder peso e melhorar a tua saúde? Isso é muito bom! No entanto, com tanta informação sobre como perder peso, podes ser confundido sobre como e por onde começar. Entendemos que iniciar qualquer novo regime saudável pode ser um processo desanimador. Para facilitar, separamos algumas ótimas dicas sobre perda de peso para garantir que inicias e te manténs (muito importante) no caminho do sucesso. Vamos perder peso e obter resultados duradouros e sustentáveis?

7 passos perder peso

Como começar a perder peso

1. Define os teus motivos

Estabelecer razões para iniciar este processo pode parecer óbvio, no entanto, muitas pessoas que querem perder peso, rapidamente esquecem por que essa jornada é importante para elas. Isso resulta em desmotivação e, portanto, na incapacidade de alcançar os objetivos.

Anotar os motivos e colocá-los em algum lugar que vês todos os dias serve como uma inspiração poderosa. Também funciona como um lembrete constante do porquê essa jornada é importante para ti e do porquê deves continuar, e as tuas razões podem ser muito distintas das de outras pessoas. Podes querer perder peso para ter mais energia, usar aqueles jeans ou preparar-se para um casamento. Ser lembrado diariamente do porquê começaste esta jornada ajudará a dar-te o ânimo e a energia de que necessitas para ter sucesso.

2. Planeia e prepara-te

Não se preparar é pedir para falhar. O planeamento e a preparação são essenciais no processo de perda de peso. Saber o que e quando estás a fazer algo é um dos principais ingredientes para o sucesso.

A nível da alimentação, por exemplo, o ideal será saber que receitas irás preparar durante a semana, organizar a lista de compras e preparar alguma comida em avanço. Se tiveres refeições saudáveis prontas ou pré-feitas, é mais fácil manter-se nessa linha. À medida que desenvolves novos hábitos, ter os alimentos certos disponíveis no momento certo será a chave.

Da mesma forma, no que toca ao exercício físico, ter o saco de desporto no carro (ou levá-lo contigo para o trabalho), assim como inserir o ginásio numa rotina que realmente consigas manter – por exemplo ir treinar enquanto os filhos estão numa atividade extra-curricular ou antes de ir trabalhar, e saber quando isso é possível, é meio caminho andado para conseguir manter essa rotina. Mesmo um treino por semana pode mudar a tua vida.

7 passos perder peso

3. Acaba com a tentação

Perder peso é estabelecer hábitos sustentáveis e saudáveis. Um estilo de vida saudável pode ser prazeroso e nenhum alimento está fora dos limites. O que devemos aprender é como aproveitar a comida com moderação (ou controlo). No entanto, para facilitar, é importante que te livres de todas as tentações relacionadas à comida, pelo menos no no início. “Olhos que não veem, coração que não sente” é uma frase que realmente faz sentido.

Limpa os armários e frigorífico substituindo os alimentos por alternativas mais saudáveis, como alimentos processados por “comida de verdade”. Se não tiveres chocolates à disposição, mas fruta sim, esse será o teu lanche. Obrigar-se a resistir é muito mais difícil do que se ajudar ao evitar as tentações e isso ajudar-te-á a permanecer no caminho certo.

4. Controla as tuas emoções

Perder peso não se trata apenas de se exercitar e comer bem. Para muitas pessoas, comer por impulsos emocionais é a principal razão pela qual não conseguem atingir suas metas de perda de peso. Reconhecer, aceitar e lidar com as emoções que desencadeiam uma alimentação emocional vão ajudar-te a permanecer no caminho certo. Se precisares de apoio para praticar uma alimentação mais consciente, fala com um parente, amigo, nutricionista, psicólogo ou outro profissional da saúde para te ajudar.

Nosso melhor conselho? Tenta ocupar-te com outras coisas: faz algo produtivo como se exercitar ou ler um livro. Estabelecer hábitos novos e saudáveis ajudará a eliminar os antigos.

5. Troca os sumos por água

Uma maneira simples mas muito eficaz de começar na jornada de perda de peso está em trocar as bebidas por água. As pessoas muitas vezes falham em perder peso porque estão a beber demasiadas calorias.

Refrigerantes e sumos são carregados de açúcar e calorias e não vão dar ao cérebro o sinal de que estás saciado da sede. Trocar todas as tuas bebidas por água fará uma enorme diferença na cintura e silhueta. Além disso, todos sabemos que os benefícios de aumentar a ingestão de água são muitos.

7 passos perder peso

6. Sê ativo no dia-a-dia

Mexe-te o máximo que puderes. Ao invés de apanhar o elevador, sobe as escadas. Estaciona o carro um pouco mais longe. Faz a pé os recados pequenos na tua zona de residência ou trabalho. Ficar mais ativo na vida diária vai ajudar-te a alcançar os teus objetivos sem nem se dar conta disso.

7. Aproveita o processo e cuida do teu corpo

Muitos de nós tentarão perder peso tomando medidas extremas e prejudiciais à saúde e ao corpo. Como palestrante motivacional, Jim Rohn disse certa vez: “Cuide do seu corpo. É o único lugar onde sempre terá que viver”.

Se costumas sofrer com a restrição, pensa nisso como uma nova jornada de saúde e condicionamento que vai beneficiar o teu corpo. Ao pensar positivo, terás mais hipóteses de aproveitar a fase e continuar com esse projeto no longo prazo. Quando nos restringimos de comida e/ou calorias, nosso corpo e nossa mentalidade natural é pensar sobre as coisas que não podemos ter e depois acabamos por comer compulsivamente. Isso cria um ciclo horrível de compulsão e restrição à medida que andamos em círculos. Em vez disso, pensa nos alimentos como uma maneira de nutrir o teu corpo e em exercitar-se como o caminho para ficar mais forte e em forma.

Lembra-te, nada está fora dos limites. Aproveita as tuas comidas favoritas de maneira controlada e volta aos trilhos sempre que saíres deles (vais sair, é normal). Em última análise, isso é o que faz a diferença para uma dieta da moda, passageira e de curto prazo, para um estilo de vida saudável e sustentável.

7 passos perder peso

Resumindo

Começar a jornada de perda de peso não precisa de ser complicado. Segue os passos acima e inicia o teu processo.
Daqui a um ano certamente vais desejar ter começado hoje, então, começa. Boa sorte!

Adaptado de Como começar a perder peso da maneira correta

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top