Acredito que todos nós realizamos agachamentos nos nossos treinos, porém algumas pessoas nunca fizeram um agachamento completo, deixam-se ficar pelo agachamento parcial (90°). Isso pode acontecer por várias razões, mas a principal razão é o mito de que o agachamento completo é mau para os joelhos.
Na verdade o agachamento completo tem um menor impacto na articulação do joelho, de acordo com os estudos este pode realmente aumentar a estabilidade nesta articulação. Normalmente pensa-se somente no quadríceps e esquecemos que a musculatura posterior é fortemente ativada, o que faz com que haja uma maior estabilização dos joelhos e uma redução da tensão na rótula em cerca de 50%, tornando-o mais completo e mais “equilibrado” que o parcial.
Não só é benéfico para a articulação dos joelhos como também se traduz numa maior ativação do glúteo, então se quer trabalhar os seu glúteos, faça agachamento completo.
Este também o pode ajudar a eliminar certas dores que possa ter na zona lombar, quando executa o agachamento completo a sua pélvis roda para trás, permitindo que a coluna vertebral alongue, isto estende todos os músculos comprimidos ou encurtados nesta região.
Executar corretamente um agachamento completo é um sinal de boa mobilidade e força. Claro que existem casos atípicos, onde podem existir limitações funcionais clinicamente diagnosticadas, mas não sendo o seu caso faça agachamento completo pois o seu corpo agradece.
– Bráulio Cavaco –
Instrutor e Master Trainer no CityGym