Trabalhas de forma parcial ou integral em casa? Se sim, provavelmente adoras. Enquanto algumas pessoas sentem falta do ambiente e da interação com os colegas de trabalho, pesquisas revelam que muitas pessoas dizem ser mais produtivas em casa e que a satisfação no trabalho é maior.
Porém, isso não significa que não haja desvantagens nos novos modelos híbridos ou de trabalho em casa. O isolamento social é uma preocupação real, assim como a linha ténue entre o tempo pessoal e o tempo de trabalho, por exemplo.
No geral, parece mais fácil ser saudável a trabalhar em casa. Se não por outro motivo, as pessoas têm mais tempo. Quando a pandemia forçou o encerramento de escritórios, uma pesquisa do Becker Friedman Institute da Universidade de Chicago estimou que os trabalhadores estado-unidenses economizaram mais de 9 mil milhões de horas em deslocamento entre março e setembro de 2020. Isso em apenas seis meses! Se pensarmos que o deslocamento consistente está entre os principais causadores de stress e riscos à saúde modernos, conseguimos ver os benefícios.
Ainda assim, pelas razões mencionadas, e por outras, os trabalhadores domésticos enfrentam desafios únicos que podem prejudicar a saúde física e talvez especialmente a emocional se não forem cuidadosos. Aqui estão os nossos conselhos para mitigar esse risco:
1) Faz com que mexer seja fácil
Um dos maiores problemas do trabalho remoto é a facilidade em estarmos sentados em frente ao computador o dia todo, todos os dias. Não precisas de sair de casa ou até mesmo tirar o pijama. Quando te dás conta já é hora de jantar e mal deste cem passos, muito menos fizeste uma corrida ou levantaste coisas pesadas.
Experimenta alguns hábitos:
Mantém um elástico de resistência ao lado da máquina de café para uns alongamentos.
Agenda intervalos de movimento no teu calendário e ativa as notificações.
Cria um espaço de trabalho sentado e em pé. Faz um jogo de adotar o máximo de posições diferentes possíveis ao longo do dia. Senta-te no chão, fica de pé, ajoelha-te, inclina-te. Fica num pé, depois no outro.
Arranja uma bicicleta ou passadeira.
Tem o saco sempre pronto para ires ao ginásio.
2) Define limites em relação ao teu tempo
Tudo bem se fizeres uma pausa a meio do dia para cortar a relva, levar as crianças ao parque, ir ao ginásio ou dormir uma sesta. Quando a tua casa é o teu local de trabalho, estás de certa forma constantemente a trabalhar. Garante que proteges o teu tempo e defines os teus limites.
Em primeiro lugar, faz o possível para manter o horário de trabalho regular. Não comeces a trabalhar imediatamente pela manhã. Não abras a caixa de e-mail ou o calendário ou qualquer outra coisa antes de te levantares, mexeres um pouco o corpo e entrares em um bom estado de espírito para o dia.
Da mesma forma, não trabalhes tarde da noite. Além de os ecrãs serem prejudiciais antes de dormir, tu precisas de um tempo para relaxar do stress do dia. Quando a ansiedade relacionada ao trabalho te mantiver acordado, ao invés de trabalhar mais algumas horas, faz um dump cerebral. Pega num pedaço de papel e anota todas as coisas que te preocupam. Faz uma lista de tarefas para o dia seguinte e escolhe as duas ou três coisas que vais resolver primeiro.
Pausas de cinco a dez minutos a cada meia hora mais ou menos e uma pausa mais longa a cada duas horas vão fazer toda a diferença.
3) Mantém-te hidratado
A desidratação diminui o foco, a velocidade de processamento e a produtividade, então bebe água. Não forces, obviamente, mas não esperes ter sede.
Aqui está um pequeno truque de movimento. Sempre que fores à cozinha pegar uma bebida, usa isso como um motivo para mudar de posição. Se estavas sentado antes, muda para ficar de pé quando voltares.
4) Observa a tua ingestão de cafeína
Não há necessidade de abandonar totalmente o café, mas toma cuidado para não usar a cafeína como muleta ou escape. Determina o limite máximo de cafés por dia a segue esse princípio.
5) Come boas refeições, e adequadas
Evita a tentação de trabalhar enquanto comes, para que possas digerir melhor a comida. Isso significa não verificar e-mails ou trabalhar naquela apresentação para a reunião de amanhã. Fecha o portátil, põe o telefone a carregar e reserva meia hora para preparar e comer uma refeição sem stress ou distração. Pontos extra se fores comer fora ou, pelo menos, na varanda ou terraço.
Evita também a tentação de petiscar o dia todo, o que é mais fácil de fazer quando estás a trabalhar a poucos passos da tua cozinha. Se estás com fome, come uma refeição. Se não te apetecer uma refeição, é porque não estás assim com tanta fome.
6) Sai de casa sempre que puderes
Leva o teu portátil a um parque ou café para uma mudar o cenário. Vai caminhar, até mesmo mais que uma vez por dia. Fazer reuniões por chamada enquanto caminhas é uma ótima maneira de incorporar mais movimento no dia-a-dia, por exemplo. Certifica-te apenas de que também fazes saídas de casa apenas por diversão e acrescenta o ginásio na tua rotina de saídas juntamente com ir às compras, buscar os filhos a escola ou visitar os pais.
7) Compra uma planta (ou várias)
Nós sabemos, isso é um clichê neste momento. Mas existe uma razão. As plantas domésticas oferecem uma série de benefícios para o humor, produtividade e satisfação no local de trabalho. Cuidares de uma planta e vê-la crescer pode fazer-te muito bem.
8) Arranja uma “saída criativa”
Não importa o que faças, desde que tenhas uma maneira de te expressares. Isso inclui arte, música, dança e todos os tipos de auto-expressão que fazem fluir a criatividade e a emoção. O ato de criar fornece um contrapeso necessário ao trabalho mais rígido e “sério”. Descontrai.
Adaptarmo-nos ao mundo moderno pelo nosso bem, pode, e deve, ser uma prioridade. Faz mais por ti e garante que não só vives uma vida mais longa, como uma vida mais satisfatória. Bom trabalho, bom descanso e bons treinos!
Artigo traduzido e adaptado de 9 Ways to Stay Healthy When Working Remotely, por Mark Sisson