como acelerar o metabolismo dicas

Sabes como acelerar o teu metabolismo? Nós temos 5 dicas!

O nosso metabolismo desempenha um papel importante no controle de peso, varia de pessoa para pessoa e é amplamente determinado por fatores como genética, hormonas, nível de atividade física, género, massa muscular e estado geral de saúde. Entender como fazer o teu metabolismo trabalhar a teu favor é o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável e feliz.

Apenas para que compreendas um pouco…

Metabolismo é como o corpo converte as calorias daquilo que tu consomes, em energia. Escolhas saudáveis de alimentação, exercícios regulares, sono e níveis de stress são algumas das coisas que podem afetar a capacidade do corpo de converter calorias em energia.

O gasto total de energia é uma combinação dos seguintes itens: BMR – Taxa metabólica basal; TEA – Efeito térmico da atividade física (TEE); TEF – Efeito térmico dos alimentos e NEAT – Termogénese de atividades sem exercício

Ou seja, há diversos fatores que contribuem para que o metabolismo se altere e trabalhe mais ou menos a nosso favor.

Aqui ficam 5 dicas para que ele seja teu amigo e te ajude a alcançar os resultados que pretendes:

  1. Fazer exercício: o exercício dá um impulso no metabolismo a cada treino que completas. Também aumenta o BMR, aumentando a percentagem de massa muscular. Outro benefício do exercício relacionado ao metabolismo é o estímulo ao efeito EPOC (EXCESS POST-EXERCISE OXYGEN CONSUMPTION), ou seja: dependendo do tipo de exercício que faças, o corpo fica a “queimar” calorias até 48 horas depois do treino, devido ao desgaste/stress causado, e que tem que ser recuperado pelo organismo.

  2. Aumentar os alimentos integrais: alimentos balanceados e integrais, que se concentram em proteínas e fibras, podem ajudar a aumentar o efeito térmico dos alimentos. Os alimentos processados ​​são, por norma, fracos a nível nutricional e não chegam para manter o metabolismo a funcionar da melhor maneira possível. Eles também fazem com que sintas mais desejo, mas te sintas menos saciado. Aposta em comida de verdade.

  3. Comer de forma inteligente: oferece ao teu corpo energia suficiente para os treinos através dos alimentos (informa-te sobre pré e pós treino), para que o corpo não precise de queimar os músculos como combustível. Fazer exercício sem fornecer energia ao organismo é um dos maiores erros que se podem cometer quando queremos ver resultados.

  4. Encher a tua garrafa de água: manter-se bem hidratado também aumenta o metabolismo, por isso bebe muita água todos os dias.

  5. Descansar: a falta de sono pode causar desregulação metabólica, incluindo uma alteração na forma como o teu corpo usa a glicose. Alterações da leptina, grelina e do cortisol – hormonas que se relacionam com o sono, influenciam a fome e o metabolismo.

Acima de tudo, aprende a entender o teu corpo. Acompanhar as refeições e treinos pode ajudar a tornar-te mais consciente dos teus padrões diários e semanais, e dessa forma poderás fazer as mudanças necessárias para abasteceres a tua energia (metabolismo). Com algum tempo, paciência e acompanhamento adequado, aprenderás a entender o teu corpo e a trabalhar com ele.

Bons treinos e refeições!

Artigo adaptado de Entendendo o metabolismo: como aumentar sua taxa metabólica – escrito por 8fit Team @ 8fit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top